Textos do Projeto TTC

Carta de Princípios do TTC

O Projeto TTC acredita que a aplicação do Termo Territorial Coletivo deve estar aliada à luta popular pela garantia do direito à moradia e à cidade. Para enfatizar as bandeiras que devem guiar a utilização do modelo, o Projeto TTC produziu uma carta de princípios com os principais valores que estão por trás do modelo. O objetivo é orientar iniciativas com o modelo e ajudar a evitar qualquer tipo de tentativa de cooptação para finalidades diversas.


Impactos do Projeto TTC

No ano em que completa 5 anos de existência, o Projeto TTC desenvolveu uma metodologia de medida e análise dos impactos de sua atuação nos territórios. Para isso, foi realizada uma ampla pesquisa de avaliação para que os moradores pudessem compartilhar suas percepções sobre como o projeto está sendo desenvolvido e quais as melhorias reais sentidas no território e nas comunidades a partir do envolvimento com o TTC.


O Termo Territorial Coletivo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Texto explora as aproximações entre o modelo do Termo Territorial Coletivo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Veremos como o TTC oferece soluções para os desafios urbanos que se apresentam.


A questão de gênero e o TTC

No âmbito da luta das favelas por moradia digna, observamos como as mulheres assumem um papel protagonista na defesa de seus direitos. Esse texto reflete sobre o empoderamento feminino nestes territórios e as conexões do TTC com essa luta que se expressa a partir da experiência de moradoras que são referências de vida para suas comunidades..


Etapas para implementação de um TTC

O Termo Territorial Coletivo deve ser construído coletivamente, sempre com o protagonismo dos moradores. É um processo de longo prazo, que depende de uma mobilização contínua, mas que tende a dar resultados duradouros. No texto abaixo, compartilhamos as principais etapas e metodologias para se construir um TTC do zero.


Origem do Projeto TTC

O Projeto Termo Territorial Coletivo nasceu em 2018, após uma série de oficinas com representantes do Fideicomiso de la Tierra Caño Martín Peña, que vieram ao Rio de Janeiro ajudar a refletir sobre o potencial do TTC para as favelas cariocas. Conheça essa história a partir do texto abaixo!


Resenha do livro: Affordable for Good

O livro “Affordable for good: Building inclusive communities through homes that last”, produzido pela Habitat for Humanity, explora o conceito de Propriedades Partilhadas (Shared-equity Homeownership). Ele mostra como diferentes modelos habitacionais podem ajudar a garantir moradia acessível para famílias de baixa renda e um maior protagonismo dos moradores na gestão comunitária. Essas experiências nos trazem novas perspectivas para encararmos os desafios para a plena efetivação do direito à moradia no Brasil.


Carta a Parlamentares - Defesa do TTC

Esta carta aberta da sociedade a representantes do Poder Legislativo apresenta um panorama completo do Termo Territorial Coletivo e reforça a importância do modelo para a governança de cidades no Brasil. Ela foi assinada por 49 organizações da sociedade envolvidas com a luta pelo direito à moradia e à cidade.


As Oficinas Regionais do Termo Territorial Coletivo

Em 2023, o Projeto TTC realizou as Oficinas Regionais do Termo Territorial Coletivo, uma iniciativa inédita que teve como intuito difundir o TTC pelo Brasil, dialogando com diferentes atores e fortalecendo grupos interessados em diferentes estados. Foram 5 oficinas realizadas, uma para cada região do país. O texto faz um panorama de como foram as oficinas nos 7 municípios que as receberam, refletindo sobre os aprendizados absorvidos em cada uma e o potencial do TTC para diferentes realidades.