EQUIPE

 
Theresa_Williamson.jpeg

Theresa Williamson
Fundadora e Diretora Executiva da ComCat e Supervisora do Projeto Termo Territorial Coletivo

Theresa é doutora em planejamento urbano pela Universidade da Pensilvânia, fundadora e diretora executiva da Comunidades Catalisadoras (ComCat). Como parte de seu trabalho Theresa é editora-chefe do RioOnWatch, coordena a Rede Favela Sustentável, supervisiona o Projeto do Termo Territorial Coletivo, e faz a gestão do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas. [BIO]

 

Rebeca Landeiro
Urbanista Popular do Projeto Termo Territorial Coletivo

Rebeca é baiana, morou quase dez anos em Minas e agora está em solo carioca. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF e é mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Por todo seu percurso de atuação se envolveu com os temas de direito à cidade, planejamento urbano e habitação de interesse social.

Alice Nohl

Assistente à Coordenação do Projeto Termo Territorial Coletivo

Alice é natural do Rio de Janeiro, formada em Direito, mestre em Direito da Cidade pela UERJ, especialista em Direito Urbanístico pela PUC-Minas, pós-graduada em Gestão de Cidades pela Uninove-SP. Durante sua trajetória profissional atuou em Programas de regularização fundiária urbana de interesse social e urbanização de favelas, desenvolvendo trabalhos e pesquisas na área de habitação e desenvolvimento urbano

Tarcyla_Fidalgo.jpeg

Tarcyla Fidalgo
Coordenadora do Projeto Termo Territorial Coletivo

Tarcyla é carioca, doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Também é mestra  em  Direito  da  Cidade  pela  UERJ, além de  pós-graduada em  Política  e Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ e em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui  graduação  em  Direito  também  pela  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro. Ao longo da sua trajetória, sempre se interessou pelos temas da regularização fundiária e do direito à moradia adequada, tendo acumulado experiência acadêmica e prática nesta área.

Monica Nunes
Assistente do Projeto Termo Territorial Coletivo

Monica é arquiteta e urbanista que ainda durante sua graduação se envolveu no voluntariado em habitação social e se apaixonou por arquitetura social. Desde então, acumulou uma vasta experiência de conhecimento em território como voluntária da TETO desde 2018 e atualmente integra o projeto do Termo Territorial Coletivo como assistente de projeto.

Felipe_Litsek.jpeg

Felipe Litsek
Subcoordenador do Projeto Termo Territorial Coletivo

Felipe é nascido no Rio de Janeiro e tem formação em direito pela PUC-Rio. Desde cedo se interessou pelo tema do direito à terra, se envolvendo com projetos de assessoria jurídica popular para comunidades inseridas em conflitos fundiários, tanto no contexto urbano quanto rural. Hoje, além de integrar a equipe do Projeto TTC, é também mestrando em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ.

 

Maria Isabel Santana

Aprendiz do Projeto Termo Territorial Coletivo

Maria, nascida e criada em várias comunidades do Rio, é uma jovem ainda em processo de aprendizagem. Começou trabalhar muito nova e desde 20 anos procura se voluntariar em ações sócias em prol da comunidade negra e indígena. No futuro, pretende cursar administração.

 

A ComCat apoia o desenvolvimento de base comunitária, oferecendo treinamentos e comunicação estratégica, operando como fonte de notícias e cooperativa de pesquisa, e conectando a sociedade civil da favela (como comunicadores e mobilizadores comunitários, coletivos, e associações), com a sociedade civil e mídia global e acadêmicos e pesquisadores. A ComCat utiliza ferramentas e recursos de sua rede colaborativa e adaptativa para abordar as grandes questões enfrentadas pelas favelas do Rio, construindo conhecimento e conscientização em todas as esferas locais e internacionais, resultando em recomendações de políticas públicas e transformações da opinião pública.

Utilizamos uma abordagem baseada em ativos, focada nas qualidades das favelas, e trabalhamos para incubar um modelo justo e participativo de integração de favelas, que possa também servir como um modelo para solucionar os desafios impostos pela moradia informal em todo o mundo. Incubamos programas de apoio ás favelas do Rio de Janeiro, de forma consciente, sabendo que assentamentos informais constituirão quase um terço da população mundial até 2050 (3 de 9,7 bilhões), e documentamos o que fazemos para servir de exemplo para outras cidades em todo o mundo. Saiba mais sobre a nossa metodologia


PARCEIROS

 

O projeto TTC é fruto de uma parceria constante entre a ComCat e as instituições parceiras, que cumprem um papel determinante na implementação do modelo no Brasil. Não podemos deixar de agradecer pela parceria das instituições representadas abaixo e todas as outras que atuam para a efetivação do TTC no país.

 
 
 

DEMAIS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 

Ação Pela Paz 

Apoio da Cooperativa Esperança 

Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais (A.M.I.G.A.S.) 

Associação de Moradores da Fazendinha 

Associação de Moradores do Horto - Amahor 

Associação de Moradores Indiana Tijuca 

ColetivAção - Vidigal 

CECFA-Cidade de Deus 

Coletivo Casa Comum 

Coletivo Mulheres de Frente São João de Meriti 

Coletivo Mulheres Negras e Raça Brasil 

Comissão do Comércio da Indiana Comissão de Moradores da Comunidade Indiana Tijuca 

Comitê da Baía de Guanabara 

Conselho do PNT 

Conselho Popular 

Coopera 

Coordenação do Conjunto Esperança 

Database - Rio 

Educação Ambiental Salgueiro 

Engenheiros Sem Fronteiras

Escritório Aberto de Arquitetura 

Fala Comunidade FAU/UFRJ 

Fórum de Luta por Moradia 

Fundação CDDH

IAB RJ 

IPPUR/UFRJ 

Lincoln Institute of Land Policy 

Maré 0800 

Memória Social/UNIRIO 

MLB-MG 

Museu de Favela - MuF 

Museu do Horto 

Museu Nacional/UFRJ 

NAJUP Luiza Mahin 

NAPP 

NATEP - PUC 

NEPHU/UFF 

NIDES/UFRJ 

NIDH/UFRJ 

Oxford-Brookes University 

Parque Nacional da Tijuca

Pastoral de Rua 

PPGS/UFF 

Projeto Manivela 

Projeto Social Educacional Para Jovens e Adultos na Favela Nova Divinéia 

PUC 

Quilombo Sacopã 

Rádio Sonda 

ReciclAção 

Redes de Desenvolvimento da Maré 

Rocinha Sem Fronteiras 

Ser Alzira de Alleluia - Vidigal 

SESC 

TETO 

UERJ 

UFRJ/Psicologia 

UFRRJ 

UFSC 

UNB 

University of Hawaii at Manoi 

U. Veiga de Almeida - Direito